Mbyá Guarani

“Mba´eapo Tenonde” - A arte Ancestral ou a Arte Originária

Elaborada de maneira integral pelos Mbyá Guarani, a produção  artesanal é um processo rico e complexo que passa desde a coleta e corte da matéria prima na época orientada pelo calendário lunar e observando a qualidade do material, até a confecção dos produtos através de práticas tradicionalmente transmitidas, assim, o artesanato é um elemento fundamental da cultura e organização social Mbyá Guarani, tanto pela sua importância econômica como pelo fortalecimento e transmissão dos aspectos culturais e tradicionais de sua identidade.

Esculturas de Madeira

As esculturas de madeira são uma homenagem aos animais silvestres, são artesanatos ricos em detalhes, confeccionados pelos homens das comunidades Mbyá Guarani utilizando madeiras como a Guajuvira, Kurupicá e o Cedro.

Ajaka - Cestos

“Ajaka” significa cestos em Mbyá, que costumam dizer que eles são ¨Porã, ou seja, bonitos e bem feitos. A cestaria é feita com taquaras de várias espécies, tingidas ou não, já os desenhos trançados seguem os padrões de grafismos que os Mbyá chamam de Mbopara, que expressa a arte de grafar e embelezar os cestos a partir de como observam elementos como o Sol, as peles das cobras, as borboletas e os peixes.