top of page
2023-07-08 09.02.36 (1).jpg

 

O Cerrado
 

Com uma extensão de mais 2 milhões de km2, o Cerrado é um bioma rico e com uma importância significativa para todo o planeta devido sua imensa diversidade ecológica e estoque de carbono, sendo conhecido por ser o berço das águas por sua função hidrológica. 


Contudo, é um bioma ameaçado pelo avanço da fronteira agrícola e um processo desordenado de crescimento urbano.


Nesse cenário preocupante, é preciso valorizarmos quem produz preservando e respeitando esse bioma tão importante.

A nossa coleção Cerrado Vivo, reúne povos, pessoas e projetos que contribuem com a valorização desse bioma, e contribui com maneiras de apoiar através de produtos que geram com impactos socioambientais significativos. 

unnamed_edited.jpg

Povo Krahô

Habitam o centro-oeste brasileiro em uma área de 303 mil hectares de Cerrado preservado, com uma população de aproximadamente 3 mil pessoas. 

Povo Xavante

As terras indígenas Xavante estão no leste matogrossense, região central do Brasil, compreendendo a Serrado Roncador e os vales do rio da Morte e dos rios Kuluene, Couto de Magalhães, Batovi e Garças. Em 2020, a população era de cerca de 22.256 pessoas.

Povo Kamaiurá

Habitam o Alto-Xingu, complexo cultural do Território Indígena do Xingu, uma região de transição entre os biomas Amazônico e o Cerrado. Em 2020, sua população era de 710 pessoas.

Comunidade Kalunga

O Território Quilombola Kalunga está localizado na região da Chapada dos Veadeiros, o território mantém o modo de vida tradicional dos quilombolas, onde os saberes dos antigos são aliados da conservação do Cerrado.

Sítio Boca do Mato

Localizado em Mambaí (GO), uma produção familiar que trabalha com a criação de produtos com ingredientes do cerrado e a implementação de Sistemas Agroflorestais, e auxílio na estruturação da cadeia produtiva de produtores comunitários.

Povo Kayapó

Com uma extensão territorial de quase 9 milhões de hectares, as Terras Indígenas do Povo Kayapó abrigam regiões de transição entre o bioma Amazônico e o Cerrado, e cria alternativas econômicas sustentáveis para gerar renda preservando os recursos naturais.

Uma curadoria rica e sociodiversa que produz respeitando, regenerando e preservando o Cerrado Brasileiro. Apoie, compre!