IMG_0367-1.jpg

Arte e Artesanato
Kayapó

O Povo Mekrãngnoti, conhecidos como Kayapó,  pertencem ao tronco Macro Jê e ocupam as Terras Indígenas Baú e Mekrãngnoti no estado do Pará, em uma área de 6,5 milhões de hectares, habitando e protegendo um imenso e importante território de Floresta Amazônica. Esse importante território fornece aos Kayapó matérias-primas, como os cipós, madeiras, folhas, fibras, e outros recursos associados à ampla produção tradicional artesanal.

IMG_1381-1.jpg

Transmitida de geração a geração a Arte Mekrãgnoti é diversificada e inclui adornos, vestimentas, artefatos, instrumentos e objetos rituais, decorativos e utilitários, produzidos e inspirados a partir das relações existentes entre os artesãos e a natureza. Assim, o Povo Kayapó guarda uma relação de dependência com a Floresta, utilizando os recursos de forma sustentável a fim de produzir sua arte e fortalecer a sua cultura.

 

A parceria com a Rede Multiétnica através do Instituto Kabu visa o escoamento e a comercialização da produção artesanal tradicional do Povo Mekrãgnoti, realizando-a de maneira ética garantindo aos artesãos justa remuneração e contribuindo para a manutenção e fortalecimento da cultura Kayapó.

IMG_0402-1.jpg