7.jpg

Artesanato Krahô

O Povo Krahô vive no nordeste do Estado do Tocantins, na T.I Kraolândia, aonde há predominância do bioma cerrado. São falantes da língua Timbira que faz parte do família linguística Jê e do tronco linguístico Macro Jê.

 

A produção artesanal é forte entre os Krahô que dominam técnicas ancestrais de tecelagem e trançados com as quais produzem cestos, bolsas, tapitis, esteiras, pulseiras, colares, gargantilhas, brincos, instrumentos musicais e ornamentos ritualísticos, a partir dos recursos do buriti, do tucum, da cabaça, da casca do cajá, do pau-brasil, da semente de tiririca e várias outras. 

 

A produção artesanal Krahô tem raízes culturais históricas e atualmente constitui uma importante fonte de renda para as comunidades.


Com projeto desenvolvido pelo Centro Cultural Kàjre, associação representante dos artesãos da aldeia Pedra Branca, o artesanato Krahô destina os recursos gerados em trabalhos que objetivam a segurança alimentar, ambienta, cultural e sustentabilidade econômica.

Os produtos são produzidos a partir de processos que transformam matérias-primas em verdadeiras obras de arte através da poesia de comunicar a sabedoria ancestral e a relação com a natureza. São processos que passam por métodos de coleta, considerando a época, o local e o manejo adotado; passa pelas múltiplas transformações da matéria-prima, suas diferentes fases e atores envolvidos até a confecção final que resultam em usos cotidianos e em rituais.

 

 

A Rede Multiétnica busca contribuir e fortalecer através da rede de escoamento e comercialização da produção artesanal através dos pontos de venda e loja online.

 

Para ler mais sobre o Povo Krahô acesse:

 

https://pib.socioambiental.org/pt/Povo:Krah%C3%B4

 

https://dgmbrasil.org.br/pt-br/institucional/subprojeto/saberes-tradicionais-da-cultura-kraho/

 

https://artesol.org.br/kajre

https://kajre.org/