top of page

Como nós começamos

A Rede Multiétnica é um projeto da Aldeia Multiétnica, um território na Chapada dos Veadeiros dedicado ao fortalecimento das culturas e lutas políticas dos povos indígenas e quilombolas.

Lançada em 2007, a Aldeia Multiétnica tornou-se um ponto de encontro entre diferentes povos indígenas e entrou no calendário anual de representantes de diversos povos indígenas. 

Atualmente, temos sete casas indígenas tradicionais construídas na Aldeia, por representantes dos povos Kayapó/Mebengôkré (PA), Krahô (TO), Fulni-ô (PE), Guarani Mbyá (SC), Xavante (MT), Alto Xingu (MT), Yanomami (AM) e Kalunga, do maior território remanescente quilombola do Brasil (GO).

 

Em 2019, a Xapono, casa tradicional Yanomami, foi a sétima casa indígena construída no centro da Aldeia, tornando-se um lugar de trocas e encontros entre todas as etnias. Ela foi desenhada por Davi Kopenawa, importante liderança, especialmente para nosso espaço.

Anualmente, em toda primeira semana da segunda quinzena do mês de julho, eles se reúnem para apresentar seus saberes, modos de fazer e usos e costumes de diversas maneiras (cantos, dança, gastronomia, pinturas corporais, arte); compartilhar as lutas por seus direitos originários e para manter suas culturas e territórios tradicionais; e debater com indígenas e não-indígenas as temáticas a respeito da realidade nas aldeias, por meio de rodas de conversa e da convivência diária com os participantes. 

objetivos e desafios

A Rede Multiétnica surgiu então para apoiar o desenvolvimento da cadeia produtiva, inicialmente, das comunidades participantes da Aldeia Multiétnica, ampliando a sua rede de atuação e impacto em 2020. 

Surge então para contribuir com a superação de múltiplos desafios em comum que as comunidades enfrentam como insuficiência de produção, falta de manejo de matéria-prima, acesso à mercados consumidores, distâncias geográficas, dificuldades de administração, baixa qualificação de produtos, ausência de apoio e parcerias e falta de demandas recorrentes. 
 

Nesse sentido, a Rede Multiétnica atua vinculando comunidades, associações, cooperativas, artesãos e artesãs independentes para inseri-los em uma rede solidária de fomento à produção, contribuindo com o escoamento de sua produção, gerando renda de maneira regular e valorizando suas culturas. 

Nossos objetivos

  • Fortalecer a produção artesanal, artística, alimentar e extrativista de povos indígenas e outras comunidades tradicionais; 

  • Ampliar a divulgação de suas atividades etnoculturais e contribuir com a exposição positiva das comunidades; 

  • Contribuir com a salvaguarda do patrimônio cultural, material e imaterial; 

  • Promover a geração de renda através da remuneração justa dos artesãos e artesãs;

nosso jeito

de fazer

Comércio justo, relações éticas e transparentes

Promover o comércio justo com povos tradicionais é um princípio norteador de todas as ações da Rede Multiétnica por constituir um elemento fundamental para a garantia dos direitos humanos dessas comunidades.

Por isso, estabelecemos diálogo aberto e participativo com as comunidades, buscando apoiar e respeitar sua autonomia e cultura.

A Rede se estrutura através do respeito aos conhecimentos tradicionais, observando os direitos patrimoniais, coletivos e individuais, contribuindo com sua exposição positiva para fortalecer a diversidade cultural e com a superação de preconceitos e estereótipos. 

Além disso, a Rede Multiétnica busca manter a transparência sobre as transações, publicando relatórios anuais de transparência, criando materiais comunicativos sobre a cadeia de valores da precificação em todos os pontos de venda e demonstrando a distribuição de benefícios que gera.

bottom of page